terça-feira, 25 de setembro de 2012

ESTABELECENDO A JUSTIÇA


ESTABELECENDO A JUSTIÇA
’Mas agora se manifestou uma justiça que provem de Deus, independente da lei, da qual testemunham a lei e os profetas’’ – Rom. 3.21.
  Na seção que vai do verso 21ao 31 Paulo apresenta a solução para o problema levantado na seção anterior: a generalização do pecado e seus efeitos. Agora ele mostra como é que Deus lida com a questão do pecado.
  No verso a cima aparecem duas palavras chaves: justiça e lei. São coisas diferentes, mas o parâmetro da justiça é a lei. O apóstolo, em seus escritos usa muitas vezes o termo lei indiscriminadamente. Pode ser o decálogo ou a lei de sacrifícios e ofertas. Com efeito, ambas se referem ao pecado. O decálogo mostra o que é pecado; a outra lei mostra o que fazer quando ocorre o pecado. Quando um israelita furtava, então se reconhecia pecador. Mas isso era tudo que o decálogo podia fazer; então ele recorria à lei cerimonial para saber como remediar sua situação.  
  Ambas as lei visavam livrar o homem da morte, mas cada uma agia em momento próprio e diferente. “A lei e os profetas” equivale ao Pentateuco e os livros proféticos em geral. O Velho Testamento contém História, poesia, literatura sapiencial, lei e os profetas, mas esses dois últimos resumem tudo o que o Velho Testamento tem a dizer; neles está anunciada e explicada a vinda e obra do Messias.  Ao apresentar recurso para o pecado, através de sacrifícios animais, a lei ensinava por ilustração o método de substituição do pecador por outrem. Os profetas anunciavam quem era esse outrem e sua vinda. Jeremias em seu livro, capitulo 23, verso 6, O chama de “nossa justiça”; Isaias também fala da justiça que Jesus traria em muitos textos, como capítulo 11:5: “A justiça será o cinto dos Seus lombos”; 59: 16 e 17: “Vestiu-se de justiça como uma couraça e pôs na cabeça o capacete da salvação” . Em Jesus, Paulo identifica a Justiça de Deus: “agora” aquilo que foi profetizado, “se manifestou uma justiça que provém de Deus”. Ela não provinha dos sacrifícios de animais. Esses, apenas a “testemunham”.
  Sendo Jesus a justiça em pessoa, está abolida a lei/ilustração da Sua obra, pois Ele “aboliu na Sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças...” – Ef. 2:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário