ESTABELECENDO A JUSTIÇA
‘’Mas agora se manifestou uma justiça que
provem de Deus, independente da lei, da qual testemunham a lei e os profetas’’
– Rom. 3.21.
Na seção que vai do verso 21ao 31 Paulo apresenta a solução para o
problema levantado na seção anterior: a generalização do pecado e seus efeitos.
Agora ele mostra como é que Deus lida com a questão do pecado.
No verso a cima aparecem duas palavras chaves: justiça e lei. São coisas
diferentes, mas o parâmetro da justiça é a lei. O apóstolo, em seus escritos
usa muitas vezes o termo lei indiscriminadamente. Pode ser o decálogo ou a lei
de sacrifícios e ofertas. Com efeito, ambas se referem ao pecado. O decálogo
mostra o que é pecado; a outra lei mostra o que fazer quando ocorre o pecado.
Quando um israelita furtava, então se reconhecia pecador. Mas isso era tudo que
o decálogo podia fazer; então ele recorria à lei cerimonial para saber como
remediar sua situação.
Ambas as lei visavam livrar o homem da morte, mas cada uma agia em
momento próprio e diferente. “A lei e os profetas” equivale ao Pentateuco e os
livros proféticos em geral. O Velho Testamento contém História, poesia,
literatura sapiencial, lei e os profetas, mas esses dois últimos resumem tudo o
que o Velho Testamento tem a dizer; neles está anunciada e explicada a vinda e
obra do Messias. Ao apresentar recurso
para o pecado, através de sacrifícios animais, a lei ensinava por ilustração o
método de substituição do pecador por outrem. Os profetas anunciavam quem era
esse outrem e sua vinda. Jeremias em seu livro, capitulo 23, verso 6, O chama
de “nossa justiça”; Isaias também fala da justiça que Jesus traria em muitos
textos, como capítulo 11:5: “A justiça será o cinto dos Seus lombos”; 59: 16 e
17: “Vestiu-se de justiça como uma couraça e pôs na cabeça o capacete da
salvação” . Em Jesus, Paulo identifica a Justiça de Deus: “agora” aquilo que foi
profetizado, “se manifestou uma justiça que provém de Deus”. Ela não provinha
dos sacrifícios de animais. Esses, apenas a “testemunham”.
Sendo Jesus a justiça em pessoa, está abolida a lei/ilustração da Sua
obra, pois Ele “aboliu na Sua carne, a lei dos mandamentos na forma de
ordenanças...” – Ef. 2:15
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