terça-feira, 25 de setembro de 2012


PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 29 DE SETEMBRO DE 2012
Conservando a igreja fiel

PONTOS RELEVANTES
1. ‘’Além de nós, ninguém está proclamando a mensagem da verdade presente!’’ Que é verdade presente? A verdade presente ensina o juízo como solução para o problema do pecado. Temos fé nisso. Como no santuário, o povo aguardava ansioso o retorno do sumo sacerdote de dentro do Santíssimo, aguardamos nosso “Grande Sumo Sacerdote”(Hebreus 4:14;9:28). O juízo não depende do humor de uma divindade nem da interpretação de cada um, mas da lei dos dez mandamentos (Tiago 2:8-13; Apoc. 20:12,13). Pela graça, mediante a fé nos tornamos dignos (Efésios 2:8; Filipenses 3:9).

2. Como num processo de fertilização in vitro/reprodução assistida, ovos são escolhidos para virem à luz, os indivíduos são, por Deus, escolhidos quando ainda não passam de ideias, para virem à existência. Assim os que nasceram é porque foram escolhidos. Sua resposta ao evangelho diz se aceitam ou não o plano de Deus para eles. (Considere Isaias 44:2 e Salmo 139:13 a 16).
4. O evangelho genuíno inclui princípios comportamentais como consequência (não casual, mas proposital), da salvação.

5. Gentio e publicano não fazem parte da comunhão de Israel. Estavam excluídos, mas não destinados à perdição. O verso 15 de Mateus 18 mostra que o que se pretende é ganhar de volta o irmão.
   A palavra disciplina tem a mesma raiz da palavra discípulo (pode ser entendida como fazer discípulo). A disciplina visa a restaurar à condição de discípulo aquele que errou.
Domingo. 1. Agradeceu o fato de Deus tê-los chamado. Pediu que eles se mantivessem firmes. Isso sempre faz sentido.

Segunda. 2. Paulo confiava nos tessalonicenses porque Deus os guardaria e confirmaria na verdade de modo a continuar praticando as coisas que lhes ordenara.

Terça. 3. Nem tudo que Jesus ensinou foi escrito (João 21:25). Os discípulos mantinham seus ensinamentos pela tradição. Assim, a tradição era, igualmente, verdade.   
Quarta. 4. Ao invés de trabalhar, alguns se preocupavam com a vida alheia.  

Quinta. 5. O assunto deve ser tratado, inicialmente com privacidade e o mínimo de repercussão. 6. O culpado devia, sim, ser disciplinado, mas também devia ser tratado como irmão.
Acesse: pontodevistagerson.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário