A lei e o evangelho
PONTOS RELEVANTES
1. Não se conhece sociedade, por mais
primitiva que seja que não tenha normas de comportamento. Iria Deus constituir
um povo sem leis? Se Deus não tivesse dado a lei ou se a viesse abolir,
poderíamos ter certeza: Ele não nos ama, pois nos teria deixado entregues à
anarquia. Se Deus tivesse mexido na lei à surdina (porque a Bíblia nada diz a
respeito), como seria se do mesmo jeito tivesse mexido na graça? Não é
confiável um evangelho sem lei. o que se poderia esperar dos cidadãos salvos
por ele?
2. O evangelho proclama a graça. A lei, tanto o decálogo
como a lei dos rituais são manifestações da graça, enquanto ensinam como se
livrar o homem do pecado e sua consequência – a morte. Os sacrifícios eram
provisórios e simbolizava o Sacrifício.
3. A salvação pela graça tem efeitos eternos: por isso
carece de continuidade, assim atua em dois momentos: imediato e contínuo.
4. Existem procedimentos que prejudicam a vida,
concorrem para a morte. A isto a teologia chama pecado. Em sua determinação de
que vivamos, Deus nos deu a lei para mostrar, prevenir do pecado. Isto é graça.
5.
Em todas as igrejas, mesmo as que dizem que a lei foi abolida, é pecado matar,
roubar, etc. por que só sábado é proscrito? A resposta está em Daniel 7:25.
Quem procurou alterar a lei não foi a Igreja Romana, não foi Constantino. Foi a
Ponta Pequena. Por quê? Porque o 4º mandamento é o único que aponta um Criador.
O 4º mandamento liga o homem a Deus pela criação, liga o homem aos outros
homens e às outras criaturas. Se Deus não é criador, não é dono satanás pode
oferecer o mundo a quem quiser como fez na tentação a Jesus, em que alegou ser
dono do mundo. Ver Lucas 4: 6 em A BÍBLIA VIVA.
Domingo. 1. O que
estes textos dizem da lei é que ela é perfeita (não precisa de retoque ou
mudança) é justa (isto nos transmite segurança). Com estas qualidades ela nos
desenvolve intelectualmente. Finalmente a lei é para sempre (Sal: 119: 152).
Segunda. 2.
Os textos para hoje flagram situações dirimidas pelo decálogo: já se sabia, por
exemplo, da exclusividade de Deus; o sábado já vigorava; já estavam em vigência
o 6º , 7º e 8º mandamentos. 3.Tiago
e João reproduziram o que Jesus já ensinara em Mateus 5:17 -19, sobre a
perpetuidade da lei. (Tiago cita mandamentos do decálogo).
Terça. 4. A lei conscientiza do pecado. Sem ela não saberíamos se estamos
fazendo o bem ou o mal; ela nos firma na verdade. (coisa que não é atribuição
da graça).
Quarta. 5. O sábado é agente de santificação. Sua razão de ser é a criação.
Ele comemora nossa libertação, como comemorou a libertação dos hebreus.
Quinta. 6.
O redentor tinha que ser o mesmo criador porque criar envolve poder para dar
vida; remir pressupõe poder para reaver a vida.
acesse:
pontodevistagerson.blogspot.com
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