terça-feira, 27 de novembro de 2012


PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 1º DE DEZEMBRO DE 2012
Rituais e cerimônias da igreja
 
PONTOS RELEVANTES
1. A igreja é uma agremiação. Era de se esperar que houvesse condições para se incorporar a ela. Daí as ordenanças. No entanto, mais que isto, no cristianismo, os ritos simbolizam nosso compromisso com o Cristo.
2. O batismo que assistimos na igreja é símbolo de um símbolo: de morte e ressurreição no dia que nos dispusemos a morrer para o pecado todos os dias.
  João pensava que Jesus não carecia de batismo, mas Ele precisava selar e deixar publica sua decisão de morrer para Si, para o seu ambiente, Sua zona de conforto e nascer para serviço ao um mundo necessitado.  
3.  As ordenanças não são impostas. Como em qualquer grupo, elas são oferecidas e, uma vez aceitas, o individuo é admitido. Daí a imperativo de que a pessoa tenha consciência do que está fazendo. Não é o caso de um recém-nascido.
4. Ao praticar o lava-pés, ‘’invejamos’’ a humildade do Senhor e nos inspiramos a ser como Ele. De fato, o desprendimento fez de Jesus herói atualizado por dois mil anos.
5. O pão e o vinho não se tornam em corpo de Cristo, apenas o simbolizam. O processo de digestão transforma tudo que ingerimos em seus constituintes básicos, seja proteína, gordura e açúcar, indiferente de sua origem. Assim que se o oficiante da ceia tivesse poder de transformar pão em carne, de nada valeria porque o organismo o absorveria indiscriminadamente como qualquer outra carne. O vinho não seria diferente. Afinal, os hebreus não se transformavam em carneiro por comer a páscoa.  Essa literalizaçao distrai a pessoa de sua necessidade de absorver Jesus em seu espírito, pela fé. Por outro lado qual seria a vantagem? O que precisamos de Jesus não é Seu físico, mas seu caráter. Este é o milagre de que carecemos.
Domingo. 1. Sim, uma vez que foram ordenados por Jesus, senhor da igreja.
Segunda. 2. Deve ocorrer experiência digna de ser comemorada pelo batismo: arrependimento diante da conscientização de nossa condição.
Terça. 3. Precisavam aprender que a verdadeira grandeza é conquista pessoal através do que se faz. Daí Jesus dizer que o maior é o que presta serviço, aquele que faz por onde. 4. Para haver comunhão é preciso que alguém abra mão de posições. Corações cheios de presunção de status, não fariam isso. Jesus, que era realmente grande, abriu mão.
Quarta. 5. Assim como o pão e o vinho ingeridos fazem parte de nossa constituição orgânica, a assimilação de Jesus fará parte de nossa constituição espiritual. Tem que ser em símbolo porque não há, de forma física, como algo material se transformar em espiritual. 6. As ordenanças simbolizam um Jesus humilde (lava-pés), dando-Se por nós (pão e vinho). Isso é cruz.
Quinta. 7. A segunda vinda. 8. Nenhum: investimento sem retorno. 9. Que passaremos                      do símbolo para o literal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário