quarta-feira, 24 de outubro de 2012


PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 27 DE OUTUBRO DE 2012
 Salvação: a única solução

  Sem eu fazer nada vim a esta vida; sem eu fazer nada vou à vida eterna. Isto é fé com base em evidência.
 Se eu pudesse fazer alguma coisa para me salvar, não precisaria de um salvador.  
PONTOS RELEVANTES
1. O pecado se instalou no coração do homem tão radicalmente que deu outro aspecto à sua natureza. Originalmente, o homem era semelhante a Deus; o pecado o faz semelhante ao diabo: rebelde, como o diabo; acusador, como o diabo; usurpador (“tudo isto é meu”) como o diabo.
2.  O projeto de Deus era ter homens no planeta Terra. Para garantir a exequibilidade do projeto tinha que ter uma margem de segurança concebida na hora mesma que foi concebida a ideia de criar e que, necessitando de entrar em atividade veio a se chamar plano da redenção. Mas de fato o projeto é o mesmo: o homem.
 3. A redenção se dá em três etapas que a lição chama de, a) justificação/reconciliação; b) santificação/regeneração e c) glorificação.  A exclusão de qualquer uma frustra o processo. Se Jesus não nos desce a carta de alforria chamada justificação, não haveria dialogo com a divindade; se não nos regenerasse, para que vida eterna sob os efeitos do pecado? Mas não, a regeneração nos introduz na gloria.  
4.  Só “aquele que nEle crê’’ é que tem a vida eterna, mas ‘’Deus amou o mundo...’’ todo.
A conscientização da morte de Jesus me dá um impacto com o que iria acontecer comigo. Isto me conduz ao arrependimento e a valorizar a justificação que vem dEle.
 5. A fé, como a graça e outros, é um dom de Deus. Ela é capaz de aplicar a justiça substituinte do Cristo à nossa vida e fazer-nos sentir justificados. Não é sugestionamento. É regeneração do desequilíbrio psicológico que o pecado causou.
 A fé se desenvolve na prática.   
Domingo. 1. O pecado atingiu o homem na sua natureza. Daí a o fez corrupto, avarento, violento. Em sua extensão, o pecado atinge a todos e a tudo; em sua profundidade vai até à morte, mas...‘’O sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado”.
Segunda. 2. O plano da redenção existe desde o princípio.
Terça. 3.a) Deus justifica o homem e provê meios para reconciliá-lo Consigo; b) justificados sim. E daí? Há que haver um processo de regeneração: Jesus era justo morreu pelo injusto para torná-lo semelhante a Si mesmo; c) depois de passar pelo caminho que devíamos passar, Jesus ascendeu ao céu, (apenas se antecipando a nós: “vou preparar lugar”) e então completaremos o caminho indo à gloria como Ele foi.
 Cada sacrifício no santuário dizia que a transgressão mata. Mas  ensinava por ilustração que quem morre é o Substituto.
Quarta. 4. Da tristeza pelos pecados podemos vislumbrar a possibilidade de justificação provida por Jesus. 5. A fé é a conexão entre nossa condição e a justificação.  
Quinta. 6. Justificação: opção C. 7. B e C são verdadeiras
Acesse: pontodevistagerson.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário