quinta-feira, 18 de outubro de 2012


PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 20 DE OUTUBRO DE 2012
 Homem: criatura de Deus 

PONTOS RELEVANTES
1. Toda a argumentação bíblica parte do pressuposto de uma criação intencional, seguida de uma sabotagem. A partir daí se instala um conflito de consequências cósmicas.
2.  O grande conflito cósmico se espelha no microcosmo do individuo, em sua instintiva resistência à deterioração, ao envelhecimento e à morte; na luta por não se resignar; na persistente busca de melhoras e regeneração.
 3. A partir do 6º dia O homem passa a agir no lugar de Deus por delegação Deste. Ele foi investido da autoridade e prerrogativas e compromissos de Deus com a criação, a qual lhe fora repassada para desfruto e manutenção.
4. A performance da vitoria é a do Cristo. Seu seguidor tem que estar nEle; é Ele quem se apresenta, é Ele quem aparece em todo evento, tudo é Ele, pois Ele Se fez responsável por nós como arte final da obra dEle.     
 5. Ser uma nova criatura inclui reaver o pleno livre arbítrio subtraído de Adão. Não que estará ao alcance do pecado, mas sempre poderá escolhê-lo. Não o faz porque a experiência não compensou.
Domingo. 1. No ensino bíblico o homem veio à existência de forma proposital. 2. Na Bíblia se lê de uma linhagem; há o relato de uma história da condição atual do homem que pode ser testemunhada por qualquer um: a história da degeneração pelo pecado.
Segunda. 3. Deus atribuiu ao homem autoridade para agir em Seu lugar em relação às demais criaturas e ao planeta mesmo. 4. Assim como a imagem do homem está nos negócios do homem: os bens, a imagem de Deus está nos negócios de Deus: o homem.
Terça. 5. Deus a tudo criou, mas o homem foi quem deu nome, conforme sua concepção, porque era consigo que a natureza ia se relacionar. 6.Adão e Eva foram feitos dois, porem, da mesma natureza como Deus, que não sendo uma só pessoa, tem a mesma natureza. 7. Eva é a mãe de todos os humanos; a carga genética de qualquer raça é a mesma.
Quarta. 8. O pecado desnaturou o homem, Jesus o regenera. Nisto consiste o conflito.
Quinta. 9. Todos somos predestinados à semelhança com Jesus; somos transformados em um novo homem. 10 a pessoa tem que estar em Cristo. A medida do alcance do pecado é a mesma da permissão a ele. Quanto aos efeitos, não dependem só de nós, do que nós fazemos.

Acesse: pontodevistagerson.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário