quinta-feira, 18 de outubro de 2012


JUSTO X PECADOR
Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Romanos 5:19
  Quando alguém nasce, nasce pecador. Parece absurdo, mas é a realidade. Isto não significa pecado original. Significa natureza pecaminosa.
  O pecado não começa por atos. Começa na imaginação. Quando Eva comeu aquela fruta, a serpente já tinha feito a cabeça dela. Estava predisposta. ‘’A cobiça, depois de haver sido concebida dá à luz o pecado. ’’ – Tiago 1:15. A cobiça ou desejo como diz a Nova Versão Internacional, antecipa à materialização do ato, mas a cobiça é pecado denunciado pelo 10º mandamento.
  Assim que desobedeceu, o homem percebeu uma profunda alteração em si. O pecado produz desagregação psicológica, que incapacita de fazer o bem. Isso que se passa no campo imaterial, compromete a estrutura orgânica do pensamento e é transmitido de pais para filhos. A diferença entre pecado original e natureza pecaminosa pode parecer sutil, porque o homem é um todo.
  A criança quando nasce já necessita de redenção. O ambiente, antes de ela decidir por pecar, já convida ao pecado, cedo mostra egoísmo e violência. Ela quer tudo para si e revida com violência a qualquer ameaça de prejuízo. É assim que se entende que ‘’pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores’’.
  Jesus veio reverter essa situação. Ninguém teve de fazer nada para se tornar pecador e nada tem a fazer para se tornar justo. A justiça é pela graça (aceitada), justiça imputada. A contemplação de meu benfeitor altera minha psique e, inevitavelmente, produz semelhança com Ele. Isto é justiça comunicada.
  Da mesma forma como a desobediência de Eva, degenerou a natureza original do homem, a obediência perfeita de Jesus, regenera a natureza. Na prática pode parecer difícil, senão impossível, mas o que me torna justo é a justiça de Jesus, como o que me tornou pecador foi o pecado de Eva. São dois processos inversos.
  Jesus não me faz justo para eu me manter pecador, mas ao me tornar justo Ele me habilita a desenvolver justiça.   
  Pelo que eu faço, as pessoas sabem se estou sob a influência de Eva ou de Jesus.  
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário