quarta-feira, 10 de outubro de 2012


PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 13 DE OUTUBRO DE 2012
 Deus e a revelação

PONTOS RELEVANTES
1. Os escritores da Bíblia afirmam ter recebido de Deus suas mensagens. Pelo seu teor elas revelam o caráter do seu Autor. Ele tem objetivos ao comunicar-Se. Pedro diz que (ao contrário do que se ouve muito: ‘’cada um interpreta de seu jeito’’) não há interpretação particular. Isto parece obvio, pois como ficaria se Deus emitisse uma comunicação e um entende uma coisa, outro entende outra? Seria como alguém que manda uma carta para sua família dizendo seu estado de saúde ou informando sua chegada em tal dia, mas cada filho entende ao seu modo.
2. Duas pessoas relatam a morte de Judas. Mateus era dos apóstolos e, provavelmente viu Judas sair para suicidar-se; Lucas, que escreve informações colhidas de outros, relata o que esses viram, sem dizer quando viram o corpo. Em ambos os casos não há intenção de prestar um laudo pericial: o que faz Lucas é relatar a escolha de Matias; Mateus preenche um parêntese entre a negação de Pedro e a entrevista de Jesus com Pilatos. Também, nenhum dos dois reivindica inspiração para descrever o episódio, trata-se de simples relato.    
 3. A unicidade de Deus não implica uma divindade solitária, mas uma divindade absolutamente coesa, que age de forma conjunta. Em Genesis 3:22, Iahweh (Bíblia de Jerusalém) ou Jeová (Tradução Novo Mundo -Testemunhas de Jeová) conversa entre Si, não consigo mesmo. Não é pessoa única, mas divindade única, Deus único. O texto diz: ‘’o homem se tornou como um de nós’’. Que homem? O gênero humano. Ali estavam os dois humanos que existiam. O homem é único no seu gênero, mas não pessoa única.
Domingo. 1. Uma luz, inspirada por Deus. 2. Ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça, com o propósito de boas obras. 3.  A partir da declaração básica de que o homem vive da ‘’Palavra que sai da boca de Deus’’, toda argumentação religiosa deve partir das Escrituras.
Segunda. 4. Precipitou-se e seu corpo se rompeu, expondo as vísceras x foi enforcar-se.
Terça. 5. Moisés ensina a unicidade de Deus. 6. Não se trata de pessoa única. Nesses textos houve um acordo entre Deus para criar o homem; Deus percebeu a queda; Deus toma providência para o pecado não se eternizar e, finalmente, Deus redime o homem.
Quarta. 7. Pela fé, a partir do que ensina a Palavra, nos aproximamos de Deus. 8. Deus é imutável; Deus é amor; Deus existe à parte do homem.
Quinta. 9. Deus tem controle sobre as pretensões dos homens; Deus faz juízo; Deus se comunica com o homem a favor dos homens: Deus ama ao homem e tomou a providência de resgatá-lo; Deus quer ter o homem Consigo para sempre.

Acesse: pontodevistagerson.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário