domingo, 1 de julho de 2012


SUBSTITUTO PARA JESUS
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. João 9:5
  A pessoa que os homens conheceram com Jesus era cheia de virtudes e não encontraram defeitos nele. Dentre as muitas figuras para Jesus, João gosta mais de vida, verdade e luz. De fato ele as reúne todas em sinônimos. A forma de declarar em uma palavra, as curas que fez, a sabedoria com que Se conduziu, a eficácia de Seus sermões, Sua solicitude pelos outros, Sua abnegação, em fim, Seu amor, João reuniu em uma dessa figuras dependendo da aplicação.
  Chamamos de delinqüentes pessoas que querem se passar por Jesus. Alguns, não obstante, reúnem intelectualidade suficiente para se advertirem, mas por interesses escusos e tradições, insistem nessa atitude excêntrica. Não importa se é alguém que peregrina pelo mundo carregando uma cruz ou se é alguém instalado no trono de algum palácio, reivindicando autoridade sobre as consciências dos homens, são, no máximo, caricaturas de Jesus. A cruz é fato consumado, alem de que Jesus nunca andou carregando cruz pela cidade ou pelos campos. Quando carregou uma cruz foi forçado a fazê-lo; Jesus, tampouco se sentou em algum trono neste mundo. Ao contrario da cruz que é um fato pretérito, o trono está no futuro. Jesus ainda não recebeu os reinos deste mundo (ver Apocalipse 11:15). Ele é sim, por natureza, o rei do universo, mas não especificamente do nosso mundo agora.
  Jesus disse que era a luz do mundo enquanto estava no mundo Ele Se foi ainda jovem.  Seria uma irresponsabilidade estranha a Jesus ir embora assim. Ele se precaveu disso: “Vós sois a luz do mundo”. Mateus 5:14. Não te esmaga o peso desta responsabilidade? Há quem queira carregar a cruz, que não tem mais qualquer estigma. É, até elegante um crucifixo de ouro no peito; há quem porfie por um trono. Quem não gostaria? Pena que alguém tem de ser súdito. Não podem ser todos reis, mas há sempre um grupo de pretendentes disputando.
  Não é particularmente a esses que Jesus se dirige. O “vós” que ele designou é o somatório de ti e mim, e, portanto, se desdobra em cada um de nós.
  Como é que Jesus fez uma coisa dessas? Confiar a você, confiar a mim a missão de luz do mundo! A julgar por mim, creio que você não é isso tudo. Estou certo?
  Jesus conhece perfeitamente os homens. Ele os criou. O homem será na prática tudo que é em potencial. Foi criado tão perfeito como Jesus. Certamente ninguém já atingiu a “estatura completa de Cristo”, mas sem este ideal, não chegaremos a lugar nenhum.
  Ele sabe de tudo a seu respeito, mas determinou que, depois dEle, você é a luz; você é o substituto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário