PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 21 DE JULHO DE 2012
Tessalônica nos dias de Paulo
PONTOS RELEVANTES
1. A perspectiva do reino de Deus e a
perspectiva do mundo são divergentes, às vezes irreconciliáveis. A primeira se
pauta por princípios morais; a segunda por conveniências culturais,
circunstanciais.
2. Roma veio à Palestina para escravizá-la. Jesus
veio para libertá-la. A nação ansiava por libertação. Jesus deu evidências de
que podia fazê-lo, mas não se submeteram à Sua orientação, olvidando que o
fracasso tinha origem espiritual (que, aliás, confundiam com cerimonial).
A experiência política de Tessalônica era boa apenas para quem precisava
menos.
3. O Cristianismo propõe suprema
ventura na eternidade, mas não deixa de prover bem estar temporal sem ser uma
variante ideológica da política.
4. O homem é, naturalmente, produto
do meio e do tempo. O Cristianismo lhe acrescenta a dimensão transcendental.
Domingo.
1. Os judeus tinham liberdade para praticar sua religião, porém essa
liberdade se continha na condição de nação submissa a Roma. A maior força dos
judeus em todos os tempos foi sua religião. Temiam que vinculados a Jesus
atraíssem desagrado de Roma. Caifás
estava certo, mas não sabia a transcendência do que estava falando.
segunda 2. As coisas do mundo são
transitórias - como transitório é o homem e suas ambições - e suprem
necessidades transitórias, de momento. Nisto não satisfazem ao homem que busca
a eternidade proposta pelo Cristianismo.
terça. 3. A estratégia da similitude ou da
empatia abriga o risco da condescendência capaz de comunicar influência em
ambos os lados. Se isso acontecesse em Tessalônica haveria o risco de oferecer
esperança apenas temporal.
O Cristianismo traz benefício provisório aqui
e agora, ainda que condicional, e benefício definitivo depois do aqui e do agora.
quarta. 4.
Existem paralelos com Paulo e, mesmo com
Jesus. Diferente das filosofias que pregavam mudanças na vida, Eles pregavam
mudança de vida.
Os filósofos itinerantes têm eco nos
pregadores modernos que dão ênfase na salvação que Jesus fez pelo homem em
detrimento da salvação que Jesus faz no homem: salvação sem transformação é o
que querem.
quinta 5.
Na Bíblia, a palavra igreja significa reunião de pessoas. Podia ser na casa de
Priscila e Áquila, de Filemon, Ninfa etc.
6. É admirável que Paulo,
um missionário, voluntário se associasse com profissionais afins para auto-sustento
e evangelismo.
Acesse:
pontodevistagerson.blogspot.com
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