quarta-feira, 18 de julho de 2012


PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 21 DE JULHO DE 2012
Tessalônica nos dias de Paulo
 PONTOS RELEVANTES
1. A perspectiva do reino de Deus e a perspectiva do mundo são divergentes, às vezes irreconciliáveis. A primeira se pauta por princípios morais; a segunda por conveniências culturais, circunstanciais. 
 2. Roma veio à Palestina para escravizá-la. Jesus veio para libertá-la. A nação ansiava por libertação. Jesus deu evidências de que podia fazê-lo, mas não se submeteram à Sua orientação, olvidando que o fracasso tinha origem espiritual (que, aliás, confundiam com cerimonial).
  A experiência política de Tessalônica era boa apenas para quem precisava menos.             
3. O Cristianismo propõe suprema ventura na eternidade, mas não deixa de prover bem estar temporal sem ser uma variante ideológica da política.
4. O homem é, naturalmente, produto do meio e do tempo. O Cristianismo lhe acrescenta a dimensão transcendental.
Domingo.  1. Os judeus tinham liberdade para praticar sua religião, porém essa liberdade se continha na condição de nação submissa a Roma. A maior força dos judeus em todos os tempos foi sua religião. Temiam que vinculados a Jesus atraíssem desagrado de Roma.   Caifás estava certo, mas não sabia a transcendência do que estava falando.
segunda 2. As coisas do mundo são transitórias - como transitório é o homem e suas ambições - e suprem necessidades transitórias, de momento. Nisto não satisfazem ao homem que busca a eternidade proposta pelo Cristianismo.
terça. 3. A estratégia da similitude ou da empatia abriga o risco da condescendência capaz de comunicar influência em ambos os lados. Se isso acontecesse em Tessalônica haveria o risco de oferecer esperança apenas temporal.
  O Cristianismo traz benefício provisório aqui e agora, ainda que condicional, e benefício definitivo depois do aqui e do agora.
quarta. 4.  Existem paralelos com Paulo e, mesmo com Jesus. Diferente das filosofias que pregavam mudanças na vida, Eles pregavam mudança de vida.
  Os filósofos itinerantes têm eco nos pregadores modernos que dão ênfase na salvação que Jesus fez pelo homem em detrimento da salvação que Jesus faz no homem: salvação sem transformação é o que querem.
quinta 5. Na Bíblia, a palavra igreja significa reunião de pessoas. Podia ser na casa de Priscila e Áquila, de Filemon, Ninfa etc.
6. É admirável que Paulo, um missionário, voluntário se associasse com profissionais afins para auto-sustento e evangelismo. 

Acesse: pontodevistagerson.blogspot.com

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