PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 28 DE JULHO DE 2012
Alegria e gratidão
PONTOS RELEVANTES
1. Os tessalonicenses respondem aos
reclamos do Evangelho. Paulo agradece a Deus.
2. Uma coisa é predestinação. Outra é eleição.
A primeira é ação exclusiva de Deus: por Sua vontade o homem foi predestinado a
existir; vindo à existência, o homem foi dotado da faculdade de existir ou não (livre
arbítrio). A eleição tem a ver com a atitude do homem em relação à predestinação.
Predestinado a existir, o homem veio a cair. A eleição neutraliza o efeito da
queda. Se Deus não quisesse que o homem existisse não o teria trazido à existência.
E por que redimi-lo, se não pelo mesmo motivo?
3. Com freqüência sabemos de pessoas
virtuosas que fizeram grandes obras, principalmente no campo social, e as
elogiamos. A obra do Espírito tem disso, mas também inclui renúncia às obras da
carne como: idolatria, feitiçaria e facções.
4. Pregar o Evangelho aos judeus
significava provar que Jesus era o Messias esperado; pregar aos gentios
envolvia oferecer os préstimos de um homem morto que diziam ter ressuscitado e
reunia condições de resolver seus problemas de então e da eternidade. Só mesmo o
exemplo podia mostrar vantagem do Cristianismo sobre as filosofias.
5. As cinco palavras de Paulo, por
sua natureza e etimologia, não fariam sentido se não houvesse uma relação bilateral
de suficiência versus dependência. Só há graça
porque há uma situação em que alguém precisa e alguém tem arrimo para
oferecer. Graça é a resposta de Deus à condição do homem; fé é a resposta do homem. Não que o homem tenha fé inata. É Deus
quem lhe outorga fé. Cabe ao homem desejar desenvolvê-la. Fechada essa
cumplicidade, brota a esperança,
que é uma expectativa otimista e o homem vive em paz. Como se daria tal concerto se não houvesse amor bilateral?
Domingo.
1. Operosidade da fé, abnegação do amor e firmeza da esperança.
2.
Fé, esperança e amor. O amor recebe a principal ênfase.
segunda 3. Paulo está falando com um grupo
específico – os tessalonicenses. A escolha de Deus é uma resposta à aceitação
do homem. Se alguém não aceita a proposta de Deus, não será escolhido,
conseqüentemente, não será salvo.
4.
Em Josué, o povo era livre para escolher; em Timóteo, Deus não impõe, Ele
deseja que todos sejam salvos e em
Apocalipse Deus depende do “acolhimento” do homem.
terça. 5. Paulo fala de conhecimento, convicção
e operação do Evangelho através do poder do Espírito no contexto de
justificação. Quando isto ocorre, houve justificação.
6. A presença
do Espírito Santo promove as boas obras e elimina as más.
quarta. 7.
Paulo não está sendo espiritualmente pedante: a única coisa a que os
tessalonicense tinham como referência de que o Cristianismo é superior, era o
exemplo dos pregadores, que também deviam passar adiante. O exemplo comum para
uns e outros era o Cristo.
quinta 8.
Abandonaram os ídolos em favor do Deus verdadeiro e viviam a esperança da vinda
de Jesus.
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