terça-feira, 31 de julho de 2012

PONTO DE VISTA SOBRE A LIÇÃO PARA 04 DE AGOSTO DE 2012 O exemplo apostólico



 PONTOS RELEVANTES
1. Paulo inverte as posições: primeiro apresenta a qualidade da religião dos tessalonissenses, depois mostra de onde aprenderam – o exemplo dos pregadores.
2. Oposição sempre espera os pregadores; os pregadores sempre devem esperar a oposição. Oposição não é motivo para recuar. O poder inerente do Evangelho e a bravura dos apóstolos não diminuíram.
 3. Tudo que alguém fizer terá a marca de sua motivação. Para Paulo o que interessava era agradar a Deus, como resposta da confiança que Deus depositara nele fazendo-o pregador.
  Para que os homens aprovem os homens, basta que sejam bajulados ou subornados à altura. Assim que é possível fazer os homens dizerem aquilo que se quer que digam. O homem se torna o padrão.
4. Amor, gratidão, tudo que pretendermos fazer para Deus, terá sentido se o fizermos para Seus filhos.
5. A igreja de Tessalônica era pobre, por isto Paulo lhe quis poupar o sustento de que como obreiro tinha direto.
Domingo.  1. A oposição em Tessalônica não teve a mesma intensidade que em Filipos e a confiança em Deus fez os apóstolos mais ousados.
segunda 2. No verso 3, Paulo fala do que não era sua exortação (engano, impureza e dolo), contrapondo ao que era.
terça. 3. Paulo põe como meta para o seu ministério, agradar a Deus. Sua motivação vem da confiança com que Deus o contemplara. Assim renunciava as alternativas do mundo (bajulação, ganho material). Quando alguém busca a aprovação de homens há o risco de se enganar, porque o homem é falho. Mas o referencial de Paulo é Deus.
4. Quando bajulação é interpretada como honra ao mérito, mais e mais a pessoa busca aprovação humana como fim em si mesmo.
quarta. 5. Se a motivação inicial era agradar a Deus, nada mais natural que motivação consequente fosse amar os ouvintes, pois o que mais agrada a Deus que é a salvação de Seus filhos.
6. O exemplo dos apóstolos foi tão contagiante que os conversos os imitaram em abnegação. Como os apóstolos, eles primeiro se entregaram a Deus.
quinta 7. Em Tessalônica Paulo foi obreiro de auto sustento com sua equipe.
8. A analogia de pai é compreensível a todos, por isto, mesmo o Senhor a usou. A função de pai inclui providência e disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário