quarta-feira, 16 de maio de 2012


PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 19 DE MAIO DE 2012
Evangelismo corporativo e testemunho

  Já Moisés fora orientado a trabalhar em equipe, quando Deus, começou a anunciar a redenção por grupo e para grupo.
   Jesus só começou Seu trabalho após formar sua equipe. Preferiu os defeitos dos discípulos ao individualismo. Os discípulos de Jesus tinham voz e voto.
  A igreja não pode incorrer no erro de trabalhar com planos de gabinete, em que, de cima para baixo, administradores ditem metas, alvos, estratégias, conduzam eleição em comissões com o mínimo de representação de leigos ou pouco esclarecidos, com escaço ou nenhum conhecimento de causa, escolhidos apressadamente ou por critério impreciso, prevalecendo nomes que pareçam ideais à liderança, e os apresentem, apenas formalmente em plenário. Na igreja de Atos quem escolheu os obreiros foi a comunidade de crentes, como o caso de Paulo e barnabé e o caso dos diáconos. Isso tem o mérito da percepção de outras visões; atribui responsabilidade, pois os membros têm compromisso com o que propuseram.
  A eficiência da igreja é o somatório da eficiência individual. O primeiro é o método, o segundo é a meta.
Domingo.  1. O Eclesiastes está falando de regra geral do cooperativismo, sem dúvida praticável também na Obra. 2. Lídia e o carcereiro, por assim dizer, assumiram a equipe de infra-estrutura, tão essencial ao evangelismo de quem dependia de recursos materiais. Na verdade acolher os pregadores envolvia custos e também riscos.
segunda-feira. 3. Decência sempre foi o diferencial do culto cristão em relação aos rituais pagãos. O texto fala de ordem. No Pavilhão nacional brasileiro, a ordem precede ao progresso. Com efeito, sem ordenar o trabalho não se podem prever resultados, nem avaliação de desempenho.  4. O salmo 37 exorta a confiar em Deus e não se intimidar com ameaças dos opositores. Contrasta o destino do justo com o do ímpio. 
terça-feira . 5. Os textos da 5ª. Pergunta, tão somente alistam os apóstolos que formaram a equipe de Jesus. De outros textos inferimos que trabalhavam em acordo. Jesus como líder, pedia freqüentemente opinião e atitudes dos discípulos. (Mateus 16:13; Marcos 6:37). 6. No verso 15 são mencionados a fé em Jesus e o amor para com os santos de forma coletiva, como características da comunidade.
quarta-feira. 7. Pelo uso do verbo no plural, entende-se que o crescimento da igreja, como um todo em Cristo, depende da igreja, como um todo, seguir a verdade em amor.
quinta-feira. 8. O objetivo é a perfeição. A igreja deve advertir e ensinar a todo homem. 9. A igreja entra no cristão e o cristão entra na igreja. Esta interação define a influência que a igreja exerce na vida pessoal do cristão e a influencia que o cristão exerce na vida coletiva da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário