sábado, 16 de março de 2013


PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 23 DE FEVEREIRO DE 2013
Jesus, provedor e mantenedor
PONTOS RELEVANTES                                                                                                                         
1. A terra, criada foi entregue ao homem para usufruto. Ela veio a si degenerar pela degeneração (queda) do homem e a regeneração da terra depende da regeneração do homem. Se a Mão que poupa o homem cuida dele diuturnamente, é de se esperar igual cuidado para com a terra.
   Se Deus dependesse da Natureza nossa existência estaria comprometida desde a queda, pois atingindo a Natureza, teria consequentemente, atingido a Deus.
 2. Se a fauna dependesse da prevalência do mais forte, ela nunca passaria de uma única espécie, pois assim que aparecesse a segunda, a mais forte devoraria a menos forte e voltaria a uma espécie só. Não se poderia mesmo explicar a reprodução, por acasalamento, pois quando o primeiro estivesse sexualmente maduro o outro começaria a existir e, mais fraco, seria devorado. 
 3. Em Genesis 3:13-18 lemos que o mal que se abateu sobre a Natureza foi consequência da queda do homem. Deus tolera o mal até que fique, para todos, provado que a serpente não pode cumprir o que garantiu a Eva.   
4. Não temos acesso a todas as explicações porque não temos acesso a todos os por quês do grande conflito renhido entre naturezas diferentes da nossa.
5. Se nos abandonássemos aos cuidados de Deus, preocupando-nos apenas com o ‘’Reino de Deus’’, Ele cuidaria dos nossos interesses como faz com os animais. 
Domingo. 1. É Ele quem sustém o universo. 2. Dependemos dEle para a existência e ação.  
segunda. 3. Antes de criar o homem, Deus já criara as plantas para alimentação do homem. Não temos acesso a todas as explicações porque não temos acesso a todos os por quês do grande conflito renhido entre naturezas diferentes da nossa.
Terça 4. a) O conhecimento do homem é muito pequeno para questionar a Deus; b) é insensato atribuir a Deus a proveniência do mal; c) Deus põe limite ao mal quando deve fazê-lo. Não entendemos, por exemplo, por que os familiares de Jó deviam ser atingidos. Por outro lado, a prova que satanás exigiu tinha que incluir tudo a que Jó prezava.
Quarta. 4. O cuidado de Deus é atualizado através de condições climáticas e astronômicas. 6. Deus sustem as criaturas e as usa em Seus propósitos.
Quinta. 7. Deus supre as necessidades dos animais, e isto, mesmo sem pedirem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário