sábado, 16 de março de 2013


PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 16 DE MARÇO DE 2013
Sábado: feito para o homem
“No sétimo dia Deus descansou e deixou de trabalhar nas grandes obras da criação do mundo: é por esse motivo que não trabalhamos nesse dia e lhe damos o nome de sábado, que em nossa língua quer dizer descanso’’. Josef, Flávio, História dos Hebreus, Livro Primeiro, pg. 24, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1ª edição, Rio de Janeiro 1990.

PONTOS RELEVANTES                                                                          
1. A narrativa diz que ‘’terminou Deus, no sétimo dia a obra que fez’’. Afinal, Deus ainda criou no 7º dia?  Deus criou o homem para viver eternamente. Como tal, este precisava ser recriado em períodos regulares – eternidade sustentável – neste aspecto o Sábado comemora e faz parte da criação. Deus criou o descanso no 7º dia.
 2. O Sábado é a primeira declaração de direitos inalienáveis, e igualitários do homem. Nele senhores e escravos são livres; patrões e empregados são iguais.   
3.  “O Sábado foi feito por causa do homem’’, para ele. E os outros dias? Para o homem também, para quem seriam? Jesus está fazendo uma diferença de propósitos: o sábado para relacionamento do homem com o Criador, e por isto antes já de trabalhar, o homem recebeu o sábado. Se nesse episódio estivesse abolindo o Sábado, Ele diria: ‘’acabei com isto’’, mas não, Ele justificou a atitude dos discípulos no Sábado.
4’.  A convicção criacionista de Pedro o remete à responsabilidade de um Criador que não abandonou sua obra, mas virá redimi-la definitivamente.
  As 3 mensagens de Apocalipse 14 - único texto da Bíblia que tem nome de evangelho - apresentam um Criador e terminam reivindicando obediência aos mandamentos. O único mandamento que aponta um Criador é o quarto.
Domingo. 1. O Sábado marca o término da criação. O Sábado é um dia de 24 horas. Por suposto, os outros dias também são períodos de 24 horas. 2. O autor se refere claramente à criação. É interessante como relaciona criação com o descanso do 7º dia, com o evangelho e, finalmente, com o ‘’Meu descanso’’ – a redenção.
segunda. 3. “O Sábado foi feito por causa do homem’’; se aplica às circunstâncias: em Deuteronômio se aplica à libertação do Egito. O preceito é mantido na íntegra e, então, suprido de um comentário aplicativo para justificar seu objetivo: o homem. 4. O Sábado é sinal de santificação, de que Deus está nos dando condições de viver com Ele. (ver Hebreus 12:14). 
Terça 5. Jesus declara seu senhorio igualmente sobre o homem e o Sábado; sobre a criação e sobre o tempo. 6. Jesus também curou no Sábado, porque ‘’o Sábado foi feito por causa do homem’’, uma benção para o homem.
Quarta. 7. Os escarnecedores negam a volta de Jesus porque negam Sua obra criadora.  8. A mensagem a ser proclamada é de um Juiz que virá em Seu direito de julgar.
Quinta. 9. Sendo o Sábado o selo de Criador, como o salmista, devemos nos alegrar (verso 4). O salmo também comemora a prosperidade espiritual do justo (v 12-14) e Seu juízo (v 7 e 9).     

Nenhum comentário:

Postar um comentário