terça-feira, 5 de junho de 2012

PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 09 DE JUNHO DE 2012
Uma resposta de amor
Os que amam sem amor não terão o reino do céu”. Carlos Drummond de Andrade

Pontos relevantes:
1)      Nada é superior ao pressuposto de que fui escolhido pelo Criador para tomar parte ativa no seu ambicioso plano de ter vida inteligente – semelhante à Sua – neste planeta. O privilégio que isto implica motiva a incentivar outros a assumir seu leu lugar no plano de Deus.
2)      A terra é assim, por causa do homem. O céu será o céu por causa do homem - a partir do Filho do Homem – que seria de mim no céu sem outros homens? Preciso levá-los comigo, estar com eles para que o céu seja o céu.
3)       É plano de Deus levar para o céu (vida eterna) todos os que trouxe à existência.
4)       Da criação à redenção o modelo de agir escolhido por Deus é o amor. Amor não é sentimento. Amor é ação: Deus amou tanto que agiu. Não falou que amava: “Deu o Seu Filho amado”.
5)       Quem não entende o sentido da lei, também não entende o sentido da graça. No flagrante da volta de Jesus alegará obras como direito à salvação.(Mat.7:22). Em ambas as situações há risco de extremos. Graça e lei provêm do mesmo Deus.
6)       Em Adão perdemos o poder de autonomia. Se insistirmos, um usurpador a arrebatará de nós. A opção é entregar nossa vida a Deus.

Domingo: 1. O medo prejudicaria o amor. Por isso, o amor lança fora o medo. 2. A razão para tudo o que viermos a fazer para Deus é o beneficio que do Seu amor obtemos.

feira: 3. Quem determina a culpa é a lei. Deus aponta nossa culpa (através da lei) para sentirmos necessidade do recurso de justificação. 4. A integralidade da lei apela a integralidade de nossa atitude. Quem obedece a lei, não a teme. Comparada com a graça, vê-se que esta revela o amor de Deus para conosco, enquanto a lei avalia nossa atitude para com esse amor.

3ª feira: 5. O amor de Jesus por nós se revela em ter, Ele nos dado a vida. Nosso amor pelos homens se revela por ações em favor da vida deles. 6. Querer agradar, fazendo o que o outro quer, é típico de quem ama. A obediência estabelece uma linha de relacionamento que nos liga ao Pai e ao Filho em quem e a quem se manifestou o Pai, e o filho se manifesta, assim, a nós.

4ª feira: 7. Há quem pense garantir sua salvação pela obediência. Num dia em que nos comportamos bem somos tentados a pensar que, por isso estamos salvos. Sabemos que a conquista das vantagens sociais depende de nossos esforços. Assim, queremos aplicar a regra também à salvação. Se pudéssemos fazer qualquer coisa pela nossa salvação, não precisaríamos de um Salvador. 8. O que o cristão tem de fazer é confiar em Jesus. Isto é a própria fé.
5º feira. 9. Eles eram servos por escolha própria. Ninguém, nem Jesus, os constrangeu a isso. 10. Temos que nos libertar da conformidade com o pecado.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário