terça-feira, 5 de junho de 2012

CHAMANDO OS MATEUS
Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: ‘Siga-me’, Levi levantou-se e O Seguiu”. Marcos 2:14.
  Que quadro maravilhoso: Jesus chama um individuo improvável para segui-Lo. Numa só palavra Ele faz o chamado. “Siga”. Quem entende o chamado de Jesus responde com igual simplicidade, num gesto singular: “levantou-se e O seguiu”.
  Não necessitam justificativas. Jesus sabe quem somos. Ele sabe por que chama individualmente a cada um de nós: Pretende salvar e, a seguir, usar pessoas diversas para atender pessoas diversas.
  Jesus pretende, para o bom desempenho de Sua obra, que se empreguem homens que possam lidar com finanças sem atenderem a chantagens de assistencialismo. Se não houver homens com habilidade financeira, ou o dinheiro será tratado com prodigalidade ou, no outro extremo, será tratado com mesquinhez.
  A área financeira exige tratamento técnico profissional. A atividade de coletor não foi institucionalizada para fomentar a corrupção. Homens corruptos é que se aproveitavam dela.
  Jesus queria que pessoas com características de publicano se vissem alvos da salvação.   Escondido num publicano pode haver uma pessoa tão pronta a seguir Jesus como fez Mateus e tão desprendida como ele. O povo, de quem Lucas colheu o material de seu Evangelho, lhe informou que “Levi levantando-se, deixou tudo e O seguiu” (Lucas 5:28). Não é que quem segue a Jesus se torna auto-suficiente. É que não vê mais necessidade de outras coisas. Pode deixar tudo.
  Os obreiros do Mestre, também precisam de regalo: São bem-vindos Mateus que os brinde com seus banquetes.
  A obra de Jesus é salvar. A condição primeira para que alguém se salve é que esteja perdido. Os publicanos citados na Bíblia, tinham consciência disso. Zaqueu o admitiu e o que orou no templo, usou mesmo a palavra pecador em sua oração, para assumir sua culpa. Esse é o terreno favorável para Jesus “porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Aliás, Ele, por definição é salvador. O nome Jesus significa salvador e foi, caprichosamente, Mateus, o escrito evangelista que anotou isto. (Mateus 1:21).
  A obra de Jesus não teria serventia ou aplicação nenhum se não houvesse pecadores.
  No chamado de Mateus, Ele abriu precedente para todos os financistas, para corruptos e corruptores: venham!

Nenhum comentário:

Postar um comentário