quarta-feira, 18 de abril de 2012


PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 21 DE ABRIL  DE 2012
Dons espirituais para
evangelizar e testemunhar

  Como num corpo ao nascer, todos têm função definida, mas algumas estão como em estado de latência. Sob a ação especial do Espírito Santo elas entram em atividade e é revelado o dom. Para que isso aconteça tem de haver uma disponibilidade do individuo, uma intenção de fazer a obra, como Barnabé e Paulo. Por outro lado, duas pessoas foram chamadas antes de Ellen White, não assumiram a obra e perderam o dom.
  Não há um estoque de dons à espera de ser escolhidos. O dom é, simplesmente, recebido. Assim não se escolhem dons. Tão certo como não há cristão sem dom, não há dom sem cristão. Mas há cristãos com mais de um dom. E, possível que em circunstância específica seja desejável desenvolver mais, um dom, que atenda melhor essa circunstância. Hoje, é muito mais proveitoso para a igreja local, bons pregadores e professores, que quem fale em outras línguas. Neste sentido devem-se buscar os melhores dons.
  Reconhecer um dom é inferir das atividades dentro ou fora da igreja, em atividade similar o que a pessoa faz melhor. Bons vendedores têm sido bons diretores do Testemunho Pessoal.
  No Pentecostes todos receberam as “línguas de fogo”, mas só há relato de Pedro falando em línguas posteriormente, e nunca se ouviu falar que o outro Simão, Tomé ou Bartolomeu pregasse algum sermão.

Domingo.  1. Dom, por definição, é algo que se recebe. No caso da Igreja, O Espírito distribui os dons. Eles São aspectos da graça de Deus, portanto, devem concorrer para a Sua gloria, como diz o verso 11.

segunda-feira.2. Deus não chama ociosos. Como todos que Deus chamou, Barnabé e Paulo já estavam trabalhando. A importância do chamado é que ele contempla o dom que a pessoa recebeu; é compatível. Ou seja, quem chama, também outorga o dom. 3. O Espírito convence (Não converte. Isso seria violentar o direito de cada um decidir); essa obra do Espírito consiste em abrir a compreensão e restituir ao homem o poder de escolher seu destino. Finalmente, Ele revela toda a verdade. É o caso de pessoas que se decidiram por Jesus, mas não conheceram toda a verdade nessa ocasião. Se forem sinceras, terão acesso a toda a verdade, ela lhes será revelada pelo Espírito, através de alguém que tenha recebido o dom de instruir, ou pela aceitação de toda a Palavra.

terça-feira . 4. Deus concede diferentes dons, porque diferentes são as necessidades. Se não fosse assim a igreja seria deficitária.      

quarta-feira. 5. ‘‘O ministério da Palavra’’ não podia ser negligenciado a qualquer pretexto. Cada um é talhado para um oficio. Pode ser mesmo que servir “às mesas”, não fosse dom dos “doze”. Assim, é cada um em seu ofício, como Deus designou. 6. A julgar pelos resultados exibidos neste texto, houve recepção e exercício de múltiplos ou todos os dons

quinta-feira. 7. Como no corpo, onde nada é supérfluo ou puramente decorativo, assim é na Igreja. O segredo para o bom funcionamento da Igreja é o bom funcionamento de cada membro, como é no corpo. 8. O Espírito ia ministrando em cada lugar e situação, o que deviam e o que não deviam fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário