terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PONTO DE VISTA

PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 14 DE JANEIRO DE 2012
No princípio

O Criador nos quis poupar do trabalho de cogitar quando a terra foi criada, já que nossas datações carecem de um referencial como ano 2012 dC. Ano 190 da proclamação da independência, etc. Neste caso não havia um referencial, um ponto de partida, um fato a que se referir, assim disse apenas “no principio”.
Quando Deus interpela Jó as questões são tão absurdamente a cima do conhecimento humano que o patriarca se vê no ridículo. É como uma criança de seis anos que ouvindo a discussão de engenheiros para construção de um barco a vapor, pedisse explicação sobre a expressão, “teremos que aplicar a segunda lei da termodinâmica”, que acabara de ouvir de um deles. A verdade é que nenhum seria capaz de explicar essa lei a alguém não iniciado em Física.
- Se crermos num processo híbrido de criação e evolução, levando em conta que a redenção significa anular os efeitos da queda, a própria redenção seria um suplício, em que muitos sucumbiriam.
A ferramenta da evolução é o acaso e este se faz no tempo. Ocorre que não se conhece nada que se aprimore pela ação do tempo. Ainda que falem em longas eras para evoluir, pode-se demonstrar a decrepitude da natureza dentro mesmo de uma geração como é o caso da erosão de encostas, assoreamento de rios e desertificação em vários lugares.
Os defensores da evolução não conseguem explicar, por exemplo, o sistema de coagulação/anticoagulação do sangue que se dependesse de uma fração de tempo como proposto por eles, ou todos morreriam de Coagulação Intravascular Disseminada ou todos morreriam de hemofilia.
Num processo de evolução não se pode também explicar como o primeiro homem aprendeu a falar, já que seu ancestral não falava e só se aprende a falar ouvindo alguém falar. O mudo não fala por que antes de ser mudo é surdo. No livro de Genesis encontramos o Criador falando com o homem.

Domingo. Não há como conciliar criacionismo e evolucionismo. Não há nada cientificamente comprovado que contrarie o criacionismo. O evolucionismo depende de muitas suposições como caldo de proteínas primitivo e elo perdido.
- Paulo cria no relato da criação e, obviamente, Jesus também cria.
segunda-feira. Através de Jó, Deus mostra quão pequeno é o homem para entender a Criação. - A Palavra traduzida por pairar ou mover-se nestas passagens equivale à proteção que a águia presta a seus filhotes. Estaria o Espírito protegendo a terra de uma possível invasão do anjo rebelde?
terça-feira. A evolução depende de tempo. O tempo nada constrói, só deteriora.

quarta-feira. Criação e redenção constituem partes de um só projeto: povoar o planeta Terra. Só quem foi Capaz de criar é capaz de redimir, inclusive do ponto de vista ético.
- Não há forma de conciliar criação e evolução, até porque envolve questões morais que apresentam não uma otimização, mas uma decadência.

quinta-feira. A libertação e o traslado dos israelitas do Egito para a Canaã, a conquista da terra e as muitas vezes que foram libertados por juízes, fazem crer que a promessa da final redenção é factível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário