sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PONTO DE VISTA

PONTO DE VISTA
Sobre a lição para 18 de fevereiro de 2012
Senhor do sábado

- O Sábado tem a ver com os três reinos da natureza, daí sua exaustiva menção em Genesis 2.O Sábado não visa apenas ao descanso físico mas como elemento santificador ele mantém e regenera o homem;através dele(no tempo)Deus alcança o homem com sua bençao.
- O motivo apontado na Bíblia para adorarmos a Deus é o fato de ser Ele nosso criador (Salmo 95: 5,6; Apoc. 14:7) O Sábado é o único mandamento que aponta um criador.
- Numa discussão com evangélicos, um sacerdote católico, para dizer que os evangélicos seguem a sua igreja citou a guarda do domingo como uma instituição católica. Na verdade não é. Quem alterou a lei foi a “ponta pequena de Daniel 7:25”. O texto diz de “tempo e a lei”, caprichosamente, o único mandamento que fala de tempo é o quarto e esse é que foi, de fato mudado.
- O quarto mandamento é também o primeiro enunciado de direitos humanos. Ele é dado para o homem e para seus servidores. No Sábado todos são iguais. É, ainda, a primeira reivindicação de ecologia: os animais e a própria terra devem descansar.
- O Sábado em Deuteronômio 5 é uma aplicação, mas não a causa única e original da observância do quarto mandamento, porque se fosse, também seriam os demais mandamentos e, portanto se aplicariam exclusivamente aos judeus, e não aos cristãos.
O Sábado não é separado da criação. O texto diz que “havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra...”. Assim ele – o Shabat - integra a criação.
- Se o Sábado é memorial da criação e da redenção é de se esperar que nele se façam obras de restauração do homem. Por isto Jesus curava no Sábado.
Domingo. Deus descansou, abençoou, santificou o sábado. Deus criou o Sábado como criara todos os outros dias. O significado da criação do sábado é que o difere dos outros dias. Jesus iria explicar isto ao dizer: “o sábado foi feito por causa do homem”.
Quantas foram as qualificações do sábado, tantas são as vezes que ele é repetido no texto.
segunda-feira. No quarto mandamento somos chamados a descansar, guardar, santificar, receber e compartilhar a bênção de Deus com pessoas, animais e com a natureza inanimada.
terça-feira. O Egito é um tipo do pecado, da escravidão. O Sábado é tipo (e antítipo) da libertação. Daí a aplicação do Sábado à situação de Israel, então liberto da escravidão do Egito. Pela observância do Sábado se manifesta nossa fé na libertação final (antitípica).


quarta-feira. “O Sábado foi feito por causa do homem”. Ali estava um homem necessitando do Sábado. O preceito do Sábado veda atividades destinadas ao sustento, em nenhum lugar proíbe a assistência social. A discussão em pauta não era a validade do mandamento, mas como observá-lo. Portanto Jesus estava declarando que estava em vigência.

quinta-feira. Jesus, homem estava morto; Jesus, Deus imortal, vivo, apenas como na criação descansou após terminar Sua obra.


Gerson Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário