quinta-feira, 15 de março de 2012

PONTO DE VISTA
SOBRE A LIÇÃO PARA 17 DE MARÇO DE 2012
Deus como artista

Nossa concepção de artista é a de alguém amante do belo. Que dizer de quem, depois de seis mil anos de deterioração, apresenta uma obra ainda tão belamente sedutora como a terra?
Como todos os seres vivos, proviemos da matéria orgânica da terra. O que nos dá primazia e dignidade é a forma de Deus nos criar. Esta é a nossa diferenciação.
A palavra usada no salmo 91:10 é a mesma usada em gênesis para criar, isto é fazer existir do nada. Como disse em sermão o doutor e pastor José Monteiro: “A matéria prima de Deus é o nada”.
Na construção do santuário, Deus mostrou bom gosto e pedagogia, beleza e funcionalidade: cada utensílio, cada cor ensinava um aspecto da redenção. Nada era fútil ou de vaidade vazia, embora também houvesse detalhes apenas, para “Esplendor e ornamento”. (Êxodo 28:40- Bíblia de Jerusalém). É de se esperar que os cristãos de hoje, como aqueles, façam jus à suntuosidade da presença de Deus ao Lhe darem culto.
Mas a grande missão divina, exibida na Bíblia, é a de reabilitar homens. Para ela converge toda a sabedoria e gênio artístico, como recurso acessório. O viés artístico de Deus não tem fim em si mesmo.

Domingo: 1. Deus trabalhou com barro para formar o homem; 2. Como oleiro, Deus não apenas idealizou, Ele constantemente corrige qualquer deformidade que viermos a apresentar. Nossa esperança de sobrevivência está nisso.

2ª feira: 3. Tudo era colorido, belo e simétrico. 4. O modelo foi apresentado pelo próprio Deus, e carregado de significado. Essa beleza copiada da beleza do santuário celestial reflete, de fato, a beleza da redenção.

3ª feira: 5. Davi atribui a Deus a inspiração de suas composições; 6. Deus mesmo mandou que se empregassem profissionais músicos no serviço do culto.

4ª 7. Paulo usou o estilo poesia, com traços de epopéia para celebrar a sabedoria de Deus. Até então ele usara a linguagem descritiva.

5ª feira: 8. A história desses personagens é exemplar. É a história de cristãos. Todo cristão, um dia chega ao seu próprio Jaboque; todo cristão, como Davi, pode ser traído por suas próprias fantasias e volúpias; Paulo é exemplo de cristãos que foram arrogantes, prepotentes até encontrar Jesus; quem já não se bateu com sua auto-suficiência, como Pedro? A boa notícia, alvissareira notícia, é que Deus tem jeito para todos nós, não importa o que somos ou o que fazemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário